Presidente da Global DMC Partners: A Europa vai ser sempre popular

14-12-2018

A Global DMC Partners lançou recentemente o Global Destination Index de 2018 e a lista de destinos de eventos e incentivos a ter em conta em 2019.

Os dados foram compilados após análise a 6000 eventos e programas de incentivos de 2018 e 2019 em mais de 500 destinos representados pela Global DMC Partners. Lisboa fica os primeiros 25 lugares desta lista, liderada por Paris, Amesterdão e Munique. Este foi o pretexto para uma conversa com a presidente da rede internacional, Catherine Chaulet.

Pode fazer uma breve apresentação da Global DMC Partners?

A Global DMC Partners (GDP) é a maior rede global de DMCs e consultores de vendas independentes que oferecem aos profissionais da MI uma solução mundial para o sucesso total do evento. A nossa rede tem parcerias exclusivas com mais de 65 DMCs, que representam mais de 500 destinos em todo o mundo. Cada DMC oferece um nível inigualável de criatividade e compromisso com os clientes, oferecendo programas únicos sob um padrão singular de excelência. Graças a uma equipa global com décadas de experiência e uma paixão pelo sector, os organizadores de reuniões e eventos podem centralizar tudo, desde a comunicação da DMC até aos gastos através de um DMC Global dedicado. Para mais informações, incluindo uma lista completa de destinos na rede Global DMC Partners, visite-nos online em www.globaldmcpartners.com.

Quais são as principais vantagens de integrar a vossa organização?

Para os DMCs: Temos a maior rede mundial de DMCs, que são escolhidas para se unir a nós pelo seu extenso conhecimento local e do sector. Isso significa que temos a capacidade de conectar os nossos clientes com especialistas locais - com novas perspectivas e ideias criativas - em qualquer lugar do mundo.

Para o Consultor de Vendas GDP: A nossa intenção é ir além do simples recrutamento de DMCs, nós tornamo-nos uma extensão da equipa dos nossos clientes, sendo verdadeiros parceiros. O nosso Consultor de Vendas não actua apenas como um elo entre o DMC e o organizador para comunicar as necessidades deste último, ele também fornece experiência em seleção de destinos, relatórios de inteligência sobre gastos do DMC e centralização de tudo, desde a comunicação até às propostas.

Uma cultura muito própria: Os nossos DMCs parceiros trabalham em conjunto para impulsionar a excelência de toda a parceria. Reconhecemos que o conhecimento partilhado dentro do nosso grupo se traduz em programas mais inovadores, criativos e de maior qualidade para os nossos clientes, portanto, a GDP e nossos parceiros DMC encontram-se, em média, quatro vezes por ano. Também temos um Conselho Consultivo de Clientes, um Conselho Consultivo de DMCs e Comitês internos focados em iniciativas para melhorar toda a nossa Parceria. Essas iniciativas garantem que permaneçamos líderes no sector, continuando a atender às necessidades em constante mudança dos nossos clientes.

Acabaram de lançar o Global Destination Index de 2018. Que tipo de dados e fontes usam para levar a cabo este estudo?

Usamos nossos próprios dados proprietários que são obtidos, armazenados, e rastreados na nossa base de dados. Os dados para este relatório baseiam-se nos leads que recebemos de clientes para reuniões / eventos que ocorrem em todo o mundo em 2018 e 2019, que são enviados aos nossos Parceiros DMC.

Quais são as principais conclusões desse estudo?

Enquanto os 20 principais destinos do MICE para 2018 são mercados importantes e normalmente muito populares para reuniões e incentivos, estamos a começar a assistir a maior demanda por "mercados secundários" em 2019, o que é muito interessante de se ver.

Existe apenas um país europeu nos destinos que vão ser mais procurados de 2019. Acha que a Europa está a perder algum interesse?

Não, de todo. A Europa será sempre popular, mas há muitos destinos fora da Europa que estão a ganhar mais popularidade, pois as pessoas estão cada vez mais dispostas a viajar e a ter novas experiências. Muitos dos mercados secundários também são mais económicos do que os mercados maiores, tornando-os especialmente atraentes para organizadores com orçamentos apertados.

De que forma o ambiente político instável que se vive influencia a tomada de decisão em termos de destinos?

Alguns destinos são evitados devido a preocupações políticas, económicas ou de segurança. A GDP é a solução perfeita, pois fornecemos orientação quando se trata do destino e da escolha do local. Asseguramos que todas as incertezas ou preocupações do organizador sejam abordadas e oferecemos percepções de que eles não estão necessariamente cientes.

Com tantos membros em todo o mundo e com uma visão global, pode partilhar algumas tendências no sector?

O desejo de hoje é reunir experiências locais que criem memórias duradouras, mas a segurança tem de permanecer uma prioridade. Portanto, embora os destinos devam manter a sua identidade exclusiva, eles devem alcançar novos padrões globais para garantir segurança e privacidade.

Como vê Portugal enquanto destino de incentivo e reuniões?

Lisboa é uma das joias escondidas da Europa, com uma oferta económica. Há restaurantes exclusivos e sofisticados, bem como uma agitada vida nocturna, no entanto, a cidade é muito económica. Ela encaixa-se nos moldes de vários tipos diferentes de programas, desde incentivos a reuniões corporativas, já que o destino é rico em cultura e repleto de hotéis para conferências.

Que opinião tem do seu parceiro português?

A Emotionstore é o nosso parceiro DMC português exclusivo e é membro de longa data e amigo da Global DMC Partners. A sua equipa, liderada pela veterana da indústria Carla Andrezo, dedica-se a ouvir as necessidades dos clientes e a criar experiências únicas em cada programa para mostrar a beleza de Portugal.

Top 10: Cidades internacionais em 2018

  1. Paris

  2. Amesterdão

  3. Munique

  4. Estocolmo

  5. Viena

  6. Londres

  7. Barcelona

  8. Berlim

  9. Praga

  10. Roma


Hot List para 2019

  1. Costa Rica

  2. Bahamas

  3. Malta

  4. Porto Rico

  5. Marrocos

  6. Croácia

  7. St. Lucia

  8. Denver/Colorado Springs

  9. África do Sul

  10. Tailândia