Prestígio for Brands celebra 25 anos e promete mais 25 de grandes eventos

28-05-2019

2019 marca um aniversário muito especial para a Prestígio For Brands, uma das principais agências de eventos do país.

São 25 anos de vida, evoluindo na mesma medida do mercado dos eventos e das ativações. Para marcar este momento especial a empresa apresentou uma nova imagem e um renovado site. Estivemos à conversa com Pedro Santos Costa, líder da equipa da Prestígio.


Como surgiu a Prestígio e como foi evoluíndo ao longo destes 25 anos?

A Prestígio surge como uma agência de Driver’s no seguimento da primeira lei do álcool, que previa, e prevê, multas pesadas para quem conduza com uma taxa de álcool superior ao permitido. Vi, assim, uma oportunidade no mercado e começámos a disponibilizar driver’s, sem automóvel, ou seja, os motoristas conduziam sempre os automóveis dos clientes, para fazer os mais variados serviços. Por exemplo, ir buscar os clientes a jantares ou festas ou até conduzir os filhos de clientes dos colégios para casa. Nesta altura apenas com clientes particulares. Rapidamente identificamos no mercado empresarial o setor automóvel como alvo e passamos também a disponibilizar hospedeiras. Passados dois anos fazíamos com grandes equipas ações de promoção para marcas de automóveis, de norte a sul de Portugal, tanto outdoor como indoor, em grandes superfícies e centros comerciais. Pelo facto de estarmos muito presentes no terreno a coordenar as nossas equipas em variadíssimos eventos, iniciamos em 1997, o nosso trajeto pelo mercado dos eventos da A a Z.

Quais foram os momentos mais marcantes destes 25 anos?

Como agência de eventos que somos, são os próprios eventos, a aprendizagem e as equipas com que trabalhamos ao longo destes anos que marcam as etapas e evoluções na vida da Prestígio. Fazem‑nos ganhar experiência, tornam‑nos mais sólidos e permitem‑nos inovar ao longo dos anos. A verdade é que todas as ações e clientes são para nós especiais e importantes. Mas é impossível, por exemplo, não recordar a ação que desenvolvemos e implementamos, de norte a sul do país, em 1994, para o lançamento de uma nova marca de tabaco, da Tabaqueira. Ou quando fizemos, para o lançamento do Peugeot 206, em 1998, a bandeira nacional com 500 automóveis.

O EURO 2004 foi igualmente importante para a Prestígio dado que ganhamos a receção e acolhimento de todos os convidados VIP, a nível internacional, de marcas como a Coca‑Cola, McDonald’s, Canon ou Eurosport.

Recordo igualmente, em 2010, o centenário da Associação de Futebol de Lisboa em que a Prestígio foi selecionada para produzir todos os eventos, assim como produzir o livro comemorativo. Este foi também o ano em que fizemos a primeira mudança de imagem e designação da empresa e passamos para Prestígio For Brands, afirmando, ainda mais, a nossa ligação ao mundo das marcas.

Alguns anos mais tarde, em 2013, recebemos o 1º Prémio para a Melhor Ativação, atribuído pela Time Out, para a ação que desenvolvemos para a Schweppes.

Já mais recentemente, há três anos, em 2016, apresentámos, em Lisboa, o novo Renault Talisman com a presença do Alain Prost.

Neste mesmo ano reconquistamos a Peugeot como cliente e organizamos, no Autódromo do Estoril, o evento “Peugeot Driving Experience” que juntou mais de 1500 pessoas em test drive. Mas 2016 ficou marcado também pelo desenvolvimento e produção do novo stand no Nos Alive para a Volkswagen, após oito anos de trabalharmos, consecutivamente, a ativação da marca neste festival.

A entrada da Caixa Geral de Depósitos para a agência, em 2017, é igualmente um marco importante nestes 25 anos, sendo que organizamos o “Encontro da Caixa fora da Caixa” para 5000 quadros do banco e este ano, em janeiro, voltamos a ganhar o concurso e a organizar o evento.

Neste período de que forma lhe parece que o setor dos eventos foi evoluindo?

A mudança é radical. As marcas, hoje em dia, olham para os eventos como uma verdadeira ferramenta de marketing, e sentem a necessidade de estar mais próximas dos seus pares e clientes. As marcas precisam de criar relação com os seus consumidores, com os seus clientes. O patamar é muito mais emocional e de experiência. Há 25 anos os eventos eram meras festas e não eram tidos como um investimento, não se mediam retornos.

Como descreveria a Prestígio hoje em dia, em termos de estrutura, de clientes, de visão?

A Prestígio For Brands é hoje em dia uma estrutura muito sólida e com muito know‑how, espartana, mas ao mesmo tempo muito flexível para os seus clientes. Costumo dizer que somos uma extensão natural das marcas, na área dos eventos e ativações. Temos inovado constantemente ao longo destes 25 anos, mas mantendo sempre, no nosso ADN, o compromisso de fazer bem e mantermos a proximidade com o cliente. Temos, igualmente, um leque de clientes invejável, sendo que em alguns casos são de facto verdadeiras parcerias que foram sendo criadas ao longo de muitos anos. Exemplo disso é termos clientes há 23 anos.

Como imagina os próximos anos da Prestígio? Quais os objetivos para o futuro?

Queremos continuar a crescer, de forma sustentada, alargando o nosso portefólio junto de marcas de vários setores, como temos feito até aqui. Temos milhares de horas, ao longo destes 25 anos, alocadas a criatividade, a soluções, a inovação, a fazer sempre melhor. Temos uma equipa jovem, mas igualmente experiente e madura, com ideias out of the box e diferenciadoras. Vamos continuar com a mesma paixão e dedicação. Vamos continuar a apostar nos eventos corporativos, nas ativações, na componente digital, hoje em dia indissociável das marcas e dos eventos, e também uma aposta nos eventos internacionais. Prometemos mais 25 anos de futuro.

Cláudia Coutinho de Sousa