Vídeo da Semana: As nações que compõem a ASEAN
15-02-2019
A ASEAN – Association of SouthEast Asian Nations é composta por dez países (Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname) e os seus ministros do Turismo estiveram reunidos no ASEAN Tourism Forum 2019, que decorreu em Ha Long, no Vietame. A ideia da associação é unir esforços para promover a região como um destino único, com culturas diversificadas que enriquecem a experiência.
Veja os vídeos e conheça um pouco melhor as nações que compõem a ASEAN:
Brunei Darussalam
O Brunei, que vai acolher o ASEAN Tourism Forum em 2020, lançou no ano passado a marca ‘Brunei: Adobe of Peace’ e registou um aumento de visitantes internacionais relativamente ao ano anterior. Bandar Seri Begawan vai ser a Capital da Cultura Islâmica 2019.
Camboja
O Camboja recebeu no ano passado 4,8 milhões de turistas, mais 11,5% que em 2017. O país conta com novas companhias aéreas e novas rotas, e investimentos em novas infra-estruturas. Phnom Penh vai acolher o ASEAN Tourism Forum em 2021.
Indonésia
As chegadas internacionais à Indonésia continuam a subir e o país estabeleceu a meta de 20 milhões de visitantes para este ano. Entre os diferentes programas lançados, encontra-se a campanha ‘10 New Bali’, que pretende promover destinos menos conhecidos.
Laos
O turismo é uma das prioridades para o país, que no ano passado lançou a campanha ‘Visit Lao Year 2018’, que promoveu cidades mais e menos conhecidas. Os esforços continuam este ano, dando destaque aos diferentes festivais culturais que lá se realizam. O Laos é um destino bastante visitado especialmente pela natureza, pelas suas tradições e modo de vida, pela gastronomia e pelas actividades culturais.
Malásia
Entre Janeiro e Setembro do ano passado, a Malásia já tinha acolhido 19,39 milhões de turistas. Para este e para o próximo ano, a Malásia aposta em programas multi-destinos da ASEAN – existem já 69 pacotes turísticos entre países do Sudeste Asiático de 38 agentes de viagens.
Myanmar
Myanmar, que no ano passado recebeu mais de 3,5 milhões de turistas, deu a conhecer a nova marca ‘Myanmar: Be Enchanted’, que revela um país amigável, místico e sedutor, um destino que está pronto a ser descoberto. Em 2019, o país espera a visita de 5,5 milhões de pessoas. Myanmar promove incentivos a investimentos e proporciona já algumas facilidades relativamente ao visto de entrada no país.
Filipinas
O turismo tem cada vez mais peso na economia das Filipinas. O país está empenhado em promover-se como um destino turístico responsável e sustentável, apresentando projectos e experiências mais amigas da natureza e das comunidades. As Filipinas contam com novos aeroportos, hotéis e espaços para congressos e eventos.
Singapura
Entre Janeiro e Novembro do ano passado, a Singapura acolheu 16,9 milhões de visitantes internacionais, um aumento de 6,6% relativamente ao mesmo período do ano anterior. A promoção da Singapura continua a basear-se na marca lançada em 2017, ‘Passion Made Possible’.
Tailândia
A Tailândia, que ocupa a presidência da ASEAN, posiciona-se como um destino de excelência. O país, que acolheu no ano passado 38 milhões de visitantes, tem vindo a desafiar os turistas a descobrir destinos menos conhecidos, a abrir horizontes e a deixar-se levar por novas possibilidades.
Vietname
Entre as nações da ASEAN foi o país que registou o maior aumento no número de chegadas internacionais (20%), turistas que procuram as praias, a cultura, a natureza e o lifestyle do Vietname. Este ano, o país lançou a campanha ‘Visit Vietnam 2019 – Nha Trang, Khanh Hoa’, que visa promover destinos costeiros e a sua cultura.
Maria João Leite*
*Viajou para o Vietname a convite do ATF