O futuro do setor dos eventos será certamente híbrido

16-09-2021

# tags: Eventos , Eventos híbridos

Foram vários os setores que tiveram de se adaptar à nova realidade trazida pela situação pandémica.

O setor dos eventos não foi exceção. Acreditamos que este tenha sido até um dos setores mais afetados pelo surto sanitário e que teve, inevitavelmente, de criar novas soluções para se manter em atividade.

A ERA dinamiza diversos eventos ao longo do ano, seja para entrega de prémios, formações, comunicações internas relevantes ou para prestar um agradecimento ao esforço diário dos nossos colaboradores. Estes eventos são essenciais para conservarmos o espírito de união e o sentimento de pertença entre os mais de 2.500 colaboradores, que são fundamentais para nos mantermos como uma das imobiliárias com mais expressão em território nacional.

A pandemia trouxe uma maior integração da tecnologia e da digitalização nos eventos que fomos desenvolvendo ao longo do último ano. A XVI Convenção Nacional da ERA Portugal, que decorreu em outubro do ano passado, aconteceu, pela primeira vez na nossa história, em modelo completamente virtual através do nosso canal de Youtube. Apesar de não ser a forma ideal de como gostaríamos de comemorar este evento tão importante para nós, foi um sucesso e conseguimos manter a celebração da cultura ERA à distância de um ecrã. Devido à pandemia, este ano ponderamos avançar com um modelo híbrido, mas, no futuro, pretendemos voltar ao formato presencial, de forma a cultivarmos novamente um espaço de convívio, divertimento e partilha, juntando as mais de 200 agências espalhadas por todo o território nacional num único local.

Já os nossos eventos semestrais de entrega de prémios decorreram também em modo digital. Além de um momento de team building e celebração da nossa cultura, é também um momento para premiar os resultados de 2020, um ano particularmente desafiante, mas no qual a ERA esteve à altura do desafio. Adaptámo‑nos e celebrámos num evento faseado ao longo de cinco dias, partilhado em streaming com a nossa rede.

Além disso, fomos desenvolvendo, ao longo do último ano, uma série de webinars formativos e dedicados à nossa comunicação interna, de modo a nos mantermos em contacto constante com os colaboradores nesta fase atípica. A digitalização foi, sem dúvida, a solução mais recorrente e necessária para comunicarmos internamente e continuarmos os nossos processos de formação. Os webinars tiveram e têm uma ótima aceitação por partes dos colaboradores, que se mantém interessados em continuar a aprender, melhorar e comunicar mais.

As visitas aos imóveis e as casas abertas são igualmente um evento por excelência do setor imobiliário que também se adaptaram ao contexto pandémico e que se transmutaram para o mundo virtual. Apostámos no digital e realizámos diversas casas abertas virtuais por todo o país, o que nos permitiu manter a atividade. Atualmente, já nos encontramos a realizar este género de eventos em formato presencial e com todas as regras de segurança necessárias.

O futuro do setor dos eventos será certamente híbrido, irá permitir a descentralização dos eventos das grandes cidades, ao mesmo tempo que vão estar acessíveis a mais pessoas. Modelos com conferências presenciais partilhadas via streaming, stands virtuais ou aplicações que promovam o networking através da partilha facilitada de contactos e projetos são algumas das alterações a acontecer no setor dos eventos e que vieram para ficar.

Na ERA, ponderamos avançar com uma conjugação de eventos físicos e digitais, que nos permitam aproximar a rede, comunicar mais e continuadamente, assim como estar mais vezes juntos, partilhando informação e delineando as melhores práticas. A pandemia trouxe a necessidade de criarmos momentos de partilha em formato digital para conseguimos continuar a impulsionar o espírito de família tão característico do ADN da ERA – mas também veio reforçar a importância de estarmos todos juntos e de celebrarmos em conjunto, assim que o contexto o permitir.


© Rui Torgal Opinião

Diretor Era Portugal