Saiba tudo sobre Turismo de Negócios em Portugal

Turismo de Negócios

16-05-2022

# tags: Turismo de Negócios , Turismo de Portugal

Aqui encontra o que precisa de saber sobre Turismo de negócios em Portugal. O que é, a sua importância, a influência na economia e áreas de negócio e muito mais

Os destinos de todo o mundo concorrem para ser o palco destas reuniões e eventos, e Portugal é um dos principais players deste setor chamado de turismo de negócios.

A reunião de pessoas num evento científico, político, de entretenimento, ou outro, pode ter a capacidade de mudar o mundo. Sabia que foi numa conferência, em 1986, que ajudou a converter em realidade a sequenciação do genoma humano? E que num evento em Madrid, em 1995, começou a discutir-se sustentabilidade mais seriamente e que as conclusões ajudaram a formatar o protocolo de Quioto? E que em 1945, a chamada Conferência de São Francisco forjou aquele que seria o documento guia das Nações Unidas?

Estes e outros exemplos mostram a importância das reuniões e dos eventos,  algo que nem a pandemia conseguiu alterar. 

1. O que é Turismo de Negócios?

Definição: Reuniões, conferências, congressos, feiras e incentivos são atividades que fazem parte daquilo que chamamos de turismo de negócios, uma indústria que movimenta muitos milhões de euros.

O impacto do turismo de negócios no desenvolvimento económico dos destinos é grande. E são muitas as áreas de negócios por ele beneficiados, como a hotelaria, restauração, animação turística, organização de eventos, viagens, entre outros.


Saiba mais sobre este tema:


2. O desenvolvimento do Turismo de Negócios em Portugal


Em 2019, segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Associaton), Portugal era o 10º país do mundo que mais recebia eventos internacionais.

O impacto do segmento é tão grande, que o Turismo de Portugal considera o turismo de negócios um dos dez produtos estratégicos para o país.


Saiba mais sobre este tema:


3. A influência do Turismo de Negócios na economia 


O turismo de negócios impacta toda a economia nacional. Basta pensar no valor que é gerado pela organização dos eventos: o aluguer dos venues, os audiovisuais, o catering, a decoração, a animação, a segurança, os programas sociais, etc., etc.

E sabia que um viajante a trabalho gasta mais por dia do que um viajante em lazer. É verdade: mais 30% do que o turista de lazer.


Saiba mais sobre este tema:


4. A importância para diferentes áreas de negócio


São muitas as áreas que beneficiam com o turismo de negócios. Hotelaria, restauração, venues, viagens, animação turística, além da organização de eventos, catering e transportes, são algumas das áreas de negócios que este tipo de turismo engloba.

O turismo de negócios estimula o desenvolvimento económico de um destino, criando postos de trabalho, contribuindo para o crescimento de muitas empresas e combatendo a sazonalidade, uma vez que a meetings industry e o setor dos eventos têm atividade ao longo de todo o ano.


Saiba mais sobre este tema: