Vantagens do turismo de negócios

05-05-2022

# tags: Turismo de Negócios

São inúmeras as vantagens do turismo de negócios. E se olharmos para lá dos evidentes impactos económicos podemos identificar desde logo alguns, bem relevantes.

A saber: o Turismo de Negócios combate a sazonalidade do turismo de lazer; contribui para o desenvolvimento dos destinos, ajudando-os a requalificarem-se e, nalguns casos até, a regenerarem-se; difunde conhecimento e alavanca a inovação e a criatividade.

Networking

Participar em feiras, conferências, congressos, gera ocasiões de networking que podem ser absolutamente cruciais num percurso profissional. E esses encontros podem permitir identificar novos parceiros de negócio, fornecedores interessantes, potenciais clientes. Tudo isto num contexto presencial, em que aumentam fortemente as possibilidades de estabelecer relações fortes, sólidas, com estas pessoas – mais do que provavelmente numa reunião online.

Encontrar clientes

Uma das vantagens de se encontrar pessoalmente com clientes, nas instalações destes, por exemplo, é a de conseguir recolher mais informação, e mais aprofundada, sobre cada um deles: o perfil, as necessidades, o contexto. E isso pode mais facilmente traduzir-se em vendas.


Absorver conhecimento

Em qualquer atividade, aprender novos conhecimentos, aprofundar aqueles que já se têm, comparar, discutir ideias, metodologias e resultados é da maior importância. E esta é uma das motivações essenciais para viajar profissionalmente.

A capacidade transformadora dos eventos e das viagens não deixa de nos surpreender. Era Elling Hamso, o dinamarquês que durante vários anos foi o responsável pelo Event ROI Institute, que gostava de dizer que, se uma pessoa saí exatamente igual, depois de participar num evento, nesse caso alguma coisa teria falhado redondamente. Seja qual for o objetivo, educar, entreter, motivar…, um evento só cumpriu os seus objetivos se for, nesta perspetiva aqui apresentada, transformador. E é também esta capacidade que as viagens têm, pondo-nos em contacto com diferentes culturas, hábitos, tradições, formas de pensar e de ver o mundo.

Desvantagens

Como em tudo na vida, nem só de vantagens se faz o turismo de negócios. O custo é uma delas: transporte, alojamento, alimentação, tudo isso custa dinheiro. O tempo também: quando estamos em viagem não estamos no escritório, nem em casa. O que significa que, apesar de todas as ferramentas e tecnologias, podemos não ser tão produtivos, e por outro lado estamos a sacrificar o tempo que podíamos dedicar à família e aos amigos.

Viajar pode ser cansativo, sobretudo em deslocações mais longas, em que se nota o jet leg, por exemplo. Há depois os procedimentos necessários para viajar de avião, chegar cedo ao aeroporto, passar as formalidades burocráticas e os controlos de segurança, os inevitáveis atrasos, e tudo isto pode ser motivo de ansiedade.

Se não houver cuidados redobrados, as viagens constantes podem dar origem a outro tipo de problemas, principalmente se os viajantes não comerem bem, não fizerem exercício regular, e não conseguirem controlar os níveis de stress. Impõe-se por isso ir tomando algumas precauções.

Cabe a cada indivíduo, e a cada organização, pesar estes prós e contras, e decidir quais as viagens que efetivamente se justificam (e em que condições), conhecendo-se as vantagens que elas trazem.

Mais sobre Turismo de Negócios

Turismo de Negócios: o que é e a sua importância 

Turismo de negócios em Portugal

Turismo de negócios e o impacto na economia

As áreas que beneficiam com o turismo de negócios

Turismo de negócios em Lisboa

Vantagens do turismo de negócios