Turismo impulsionado por eventos cresce 7% na Europa em 2025
09-01-2026
# tags: Europa , Exposição , Desporto , Eventos , Conferências
Em 2025, o turismo impulsionado por eventos na Europa continuou dinâmico, com a despesa turística total a crescer 7% em termos homólogos.
Segundo a Publituris, uma análise da Mabrian e da Data Appeal (realizada na Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Reino Unido, Espanha, Suécia e Suíça) indica que o Reino Unido, a Alemanha e a França são os destinos que concentram a maior parte da despesa associada a eventos, mas são a Bélgica (com mais 20%), o Reino Unido e a Irlanda (com mais 10% cada) os países que registam o maior crescimento de 2025.
O desporto (41,4%) e as exposições (29,4% – o segmento com um crescimento mais consistente em todos os países) são os que representam a maior parte da despesa turística relacionada com eventos, segundo o relatório, que abordou os números nas áreas da alimentação e bebidas (48,4%), hotelaria (33%) e transportes (18,6%).
Em França, Reino Unido e Espanha a despesa turística aumentou em quase todas as categorias de eventos; na Áustria, Grécia, Irlanda e Países Baixos houve aumentos significativos nos gastos turísticos relacionados com eventos desportivos e exposições; e em Itália, Bélgica e Alemanha houve um aumento da despesa associada ao segmento MICE, sobretudo em conferências e exposições.
Adianta a análise que a grande maioria dos eventos realizados em 2025 foram concertos de música, conferências profissionais e eventos desportivos. Os eventos relacionados com desporto dominam em Espanha, Bélgica, Suécia e Grécia, enquanto os concertos lideram na Alemanha, Irlanda e França, e as conferências no Reino Unido e em Itália.
