Isabel Amaral muito confiante no futuro da APOREP

Entrevista

04-01-2023

# tags: Protocolo , Eventos , APOREP , Associações

É com confiança no futuro que Isabel Amaral passou o testemunho à nova direção da APOREP.

Depois de 17 anos como presidente da APOREP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, Isabel Amaral decidiu não se recandidatar ao cargo. Em agosto foram eleitos novos órgãos sociais e já foi a nova direção a organizar as Jornadas Internacionais de Protocolo em 2022, que se realizaram em Lisboa, em novembro. Foi nessa ocasião que estivemos à conversa com Isabel Amaral, que fez um balanço deste percurso associativo.

Encontrar apenas um momento marcante enquanto presidente da APOREP é uma tarefa ingrata. “Foram tantos, tantos…” sublinha Isabel Amaral. O primeiro tem que ver com a organização das primeiras jornadas da associação, numa altura em que (2005) tinham poucos associados e muito pouco dinheiro para gastar. O objetivo a que se propôs Isabel Amaral foi o de conseguir apoios para conseguir fazer o evento. Dito e feito. As primeiras jornadas realizaram-se na Gulbenkian, e deram fôlego à associação para outros projetos.

Mas há mais marcos a destacar. Desde logo, “quando começamos a ter o apoio do Protocolo de Estado” e a contar com a participação de diplomatas nas jornadas. Outro momento marcante foi a presença do Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que na altura ainda não era presidente da República, “e que fez uma conferência fabulosa em Cascais sobre protocolo”. Isabel Amaral releva ainda a presença de oradores estrangeiros e a adesão do mundo académico ao projeto.

A decisão de não se recandidatar a presidente da APOREP foi “difícil, porque eu adoro a APOREP”. “Pensei que já não tinha forças, já não tinha se calhar ideias, já não tinha idade para continuar a dirigir”, diz Isabel Amaral, e, por outro lado, havia pessoas que a podiam substituir. “A nova direção tem profissionais excelentes, que se complementam”, sublinha, rematando “esta direção vai fazer crescer a APOREP, estou muito confiante no trabalho deles”.

Nas últimas jornadas da APOREP, Isabel Amaral foi distinguida como presidente Emérita da associação. A especialista vai manter-se ligada ao protocolo, através das formações que continua a dar, e ligada à APOREP “para tudo o que me pedirem”.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação