Como evitar que os oradores ultrapassem o tempo previsto

24-10-2018

Para evitar atrasos num evento, é importante cumprir o tempo atribuído a cada orador. Aqui ficam algumas dicas da MeetingsNet.

Nem sempre os eventos conseguem evitar atrasos no programa, seja porque começou naturalmente mais tarde, seja porque um orador se estendeu em demasia. Neste caso, é necessário um melhor controlo do tempo e a MeetingsNet deixou algumas dicas para evitar que os oradores falem mais do que o tempo previsto.

Para a MeetingsNet, acolher um evento é uma parceria entre profissionais do sector, oradores, equipa de audiovisual, público, mestres de cerimónias, funcionários do venue. E todos têm as suas responsabilidades: os mestres de cerimónia a de manter o evento a fluir, os organizadores do evento devem ter planos para o caso de o evento começar a atrasar-se e os oradores precisam de saber que não está certo passar da hora prevista, por exemplo.

Assim, além de sugerir aos organizadores de eventos que tentem não agendar muitos oradores de seguida, a MeetingNet deixou algumas dicas para evitar que os oradores passem do tempo previsto:

- Usar um mestre de cerimónias que seja responsável pelo decorrer do encontro e pelos horários;

- Pedir ao mestre de cerimónias que informe os oradores sobre o que acontece se estes passarem da hora;

- Dar instruções à equipa de audiovisual para silenciar os microfones se alguém for além do tempo atribuído;

- Tal como nos Óscares de Hollywood, pedir à equipa de audiovisual para que comece a passar música;

- Usar um cronómetro que o orador consiga ver;

- Usar um cronómetro que a audiência consiga ver;

- Entrar no palco e pedir ao público para que dê uma salva de palmas ao orador, mesmo que este ainda não tenha terminado.