Costa Cruzeiros apresenta o Costa Smeralda e aposta na oferta direta de produtos ao mercado português
16-12-2019
A Costa Cruzeiros reuniu os seus principais executivos em eventos no Porto e em Lisboa, para anunciar o novo momento da companhia no mercado português. A começar pela gestão direta da empresa em Portugal, deixando de operar através da GSA, a Costa Cruzeiros aposta, na nova temporada, num programa Super Tudo Incluído, em cruzeiros temáticos e em olhar para o mercado corporativo, visando captar reuniões de incentivo, congressos e reuniões.
Luigi Stefanelli, diretor geral para Espanha e Portugal, Jorge Serrano, diretor comercial, e Rafael Fernández-Alava, diretor de Marketing & Comunicação da região ibérica, estiveram no Hotel Carris Porto Ribeira e também no Hotel Tivoli Oriente para receber os mais de 100 convidados a conhecer o navio Costa Smeralda, a novidade nas águas mediterrâneas na próxima temporada.
Luigi Stefanelli referiu a importância estratégica de Portugal para a Costa Cruzeiros, destacando “a tendência positiva do mercado para a indústria de cruzeiros e o papel de liderança da Costa Cruzeiros, através do compromisso e gestão direta, que procura reforçar a relação com os parceiros estratégicos e gerar maiores níveis de procura”.
Já Jorge Serrano aproveitou a ocasião para destacar que “2020 será um ano focado na eficácia de resposta aos novos desafios que a empresa abraçou. Um ano para consolidar a força e o compromisso da Costa Cruzeiros a responder com máxima excelência aos novos projetos, tendo em vista o crescimento da empresa para que os resultados do próximo ano possam ser ainda melhores”.
Possuindo a maior frota da Europa, com 15 navios em serviço, todos de bandeira italiana, a Costa Cruzeiros é tímida na sua comunicação com a meetings industry. Uma das razões, apontou Henrique Mateus, Senior Sales Manager da companhia, é que viagens de incentivo, reuniões e congressos dependem de contratação através das agências, pois os clientes não são contactados diretamente pela armadora.
Entretanto, quem quiser beneficiar das facilidades de alojamento, atrações e infraestruturas de primeira linha que os navios têm ao serviço dos eventos corporativos, pode procurar a Costa Cruzeiros que se vai surpreender, afirmou Henrique Mateus. O executivo acrescentou que, nesta altura, há uma marca que promove uma viagem de incentivo com 100 passageiros para o roteiro de Singapura e uma outra empresa espanhola que acabou de realizar o seu congresso anual a bordo.
Costa Smeralda: Nutella, Aperol e Ferrari
Os eventos promovidos pela Costa Cruzeiros em Portugal também visaram a apresentação do navio Costa Smeralda, um exemplo da aposta da empresa na inovação sustentável e responsável. Alimentado por gás natural liquefeito – o combustível fóssil mais limpo do mundo –, o Costa Smeralda conta com inovações tecnológicas que têm como objetivo diminuir o impacto ambiental.
Entre o conjunto de inovações destacam-se a redução do plástico descartável a bordo, uma questão central para a empresa há quase vinte anos, e a redução do excedente alimentar e a sua recuperação para fins sociais, através do programa 4goodfood. O navio também vai ter outra inovação a bordo, o Restaurante LAB (Laboratório do Gosto), que visa envolver os hóspedes de uma forma divertida no campo da sustentabilidade alimentar.
Em termos de decoração, a temática do Smeralda vai ser a Itália e as suas cidades icónicas. O navio conta com o exclusivo do café Nutella, do Bar Aperol e de restaurantes especialmente dedicados à família e aos eventos, com estações para que grupos cozinhem com um chef a sua própria refeição.
Com 140 itinerários diferentes, visitando 250 destinos através de 60 portos de embarque, a Costa Cruzeiros quer falar diretamente com o cliente, esteja ele em família ou em serviço.
Rose de Almeida