Embratur e a promoção internacional do Brasil

16-12-2019

Uma medida provisória assinada pelo Presidente da República brasileiro, Jair Bolsonaro, transformou a Embratur numa agência de promoção internacional do turismo, com ações previstas já para 2020. 

A iniciativa tem como objetivo ampliar a presença do Brasil no exterior, melhorar o ambiente de negócios no país e reduzir o custo que tem impedido investimentos estrangeiros com mais frequência.

Com o status de Serviço Social Autónomo, a Embratur vai contar com um orçamento próprio e vai poder aumentar a sua presença no cenário internacional, participando em feiras de negócios e promovendo ações em parceria com a iniciativa privada nacional e estrangeira.

Outra mudança importante é a queda de 25% para 7,9% no valor do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas para o exterior a partir de janeiro de 2020. A conquista assegura a manutenção de 358,3 mil empregos em todo o país. A tributação incide sobre a venda de pacotes de viagens para o exterior e a compra de passagens aéreas, entre outros. O benefício fiscal que estabeleceu a taxa atual de 6% termina a 31 de dezembro deste ano. Sem a medida provisória, a alíquota passaria a ser de 25% a partir de primeiro de janeiro de 2020.

Outra proposta contemplada na medida provisória é a manutenção do benefício fiscal referente à alíquota de IRRF incidente sobre o leasing das aeronaves e motores de aeronaves. Atualmente, as empresas aéreas não pagam esse tributo. Contudo, esse benefício acabaria a 31 de dezembro de 2019 e a alíquota subiria para 15%. Com a medida provisória foi possível reduzir o benefício para as companhias aéreas para 1,5% em 2020, ano em que 423 aeronaves vão voar pelo Brasil, o maior quantitativo da aviação desde 2015.

 

Highlights

. A Vinci Airports concluiu a primeira fase de obras de melhoria e ampliação do Salvador Bahia Airport. Depois de 18 meses e de investimentos de 700 milhões de reais [cerca de 154 milhões de euros], o projeto incluiu a expansão da capacidade de atendimento a passageiros com construção de novo ‘pier’ com seis pontes de embarque, inclusão de novos serviços, como um sistema de transporte de bagagens, uma área ampliada para as lojas, além de wi-fi de alta velocidade totalmente gratuito. Entre as melhorias em infraestruturas, foram concluídas também obras ambientais, como uma estação de tratamento das efluentes, que permitiu a reutilização de 100% da água no próprio aeroporto, uma Central de Resíduos e uma planta de energia solar. As obras aumentaram a capacidade do aeroporto de 10 para 15 milhões de passageiros por ano.

. Falando em aeroportos, empresas e empresários do setor aeroportuário mundial têm encontro marcado durante a 8ª edição da Airport Infra Estrutura Expo, feira de negócios que vai ter lugar em São Paulo, nos dias 7 e 8 de outubro de 2020. Com o tema ‘Conectividade e Tecnologia: A Evolução do Ecossistema do Transporte Aéreo’, a edição vai estar voltada para as novas tendências que têm vindo a mudar de forma exponencial a jornada dos passageiros nos aeroportos, onde se destacam tecnologias, como o uso de robótica, ‘beacons’ e ferramentas de reconhecimento facial, por exemplo. Informações em www.airportinfraexpo.com.br

. O Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo tem nova diretoria. O novo presidente eleito é o secretário de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, enquanto o vice-presidente é Otávio Leite, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

 

eventpoint eventos events mice micebusinessbrasil brasil negocios turismo

 

. Klaus Ziller assume a gerência do Hilton São Paulo Morumbi, hotel que conta com 503 quartos e que foi recentemente reformado para se manter como um dos mais tradicionais espaços corporativos. Pelo quarto ano consecutivo é indicado no Guia Michelin, possui uma adega premiada com mais de 200 rótulos e, na sua área externa, os hóspedes podem tomar o pequeno-almoço e almoçar na companhia dos seus ‘pets’.

. As cidades de Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, São Bento do Sapucaí, Santo António do Pinhal, São Francisco Xavier e Tremembé decidiram unir-se e criar um circuito regional integrado. Batizado de Região Turística Mantiqueira Paulista, o roteiro está a ser assessorado por Rose Dantas, que já foi diretora executiva do CJ Convention Bureau. A integração é inédita em termos de iniciativa de promoção do destino e reúne sete cidades de três Estados diferentes: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em breve o mercado internacional de feiras vai conhecer o circuito.

 

eventpoint eventos events mice micebusinessbrasil brasil negocios turismo

 

. Considerado o Óscar dos Eventos, o Prémio Caio celebrou a sua 20ª edição na última semana e um dos destaques foi a rede Windsor Hotéis. Além de projetos de sustentabilidade, ganhou também em inovação da gastronomia do Centro de Convenções e segmento de Apoio e Logística para Eventos, que registrou nos meses de setembro e outubro deste ano um crescimento de 27% em relação ao mesmo período no ano anterior, resultado de cinco grandes congressos, que reuniram mais de 20 mil pessoas. Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor de hotéis independentes possui 14 unidades no Rio de Janeiro e mais duas unidades em Brasília. A rede conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceânico, além do Centro de Convenções. O espaço tem 24 mil metros quadrados, 100 salões multiuso, sendo que o maior comporta até 2.500 pessoas.

. O Conselho da Azul Linhas Aéreas aprovou a criação de uma ‘joint venture’ com a TAP, com funcionamento operacional em seis meses. O objetivo da parceria é oferecer mais conexões e destinos aos clientes das duas companhias, alinhando benefícios e programas de fidelidade.

. A Latam Airlines Brasil também está com novidades. Foi lançado o serviço de ‘stopover’ para clientes que fizerem ligação nos aeroportos de Congonhas ou Guarulhos, em São Paulo. Diferente dos concorrentes, o ‘stopovere’ Latam é o único a conectar vôos domésticos e internacionais, sem custo adicional. A facilidade, que tem como objetivo fomentar o turismo no Estado por meio da campanha ‘SP pra Todos’, vai estar disponível a partir do próximo dia 20 de dezembro.

 

 

Rose de Almeida é blogger e empreendedora do setor MICE. É meeting planner na CPL Meetings & Events. Mora em Lisboa e faz a ponte entre Portugal e Brasil promovendo conhecimento, relacionamento e negócios entre os dois países