Renaissance Porto Lapa Hotel: lifestyle no centro da cidade

11-12-2023

# tags: Eventos , Porto , Turismo de Negócios , Hotéis

Uma das mais recentes propostas hoteleiras da cidade, o Renaissance Porto Lapa Hotel, dispõe de vários espaços para eventos.

O Renaissance Porto Lapa Hotel, do grupo Marriott, caracteriza-se por ser uma unidade de lifestyle e localiza-se no centro da cidade, bem perto da Igreja da Lapa, conhecida por albergar o coração de D. Pedro V. Este foi o único hotel da marca Renaissance a abrir na Europa em 2023 e isso traz uma grande responsabilidade, segundo Ruben Reis da Silva, diretor de Vendas e Marketing. Foi criada uma equipa de “mentes brilhantes”, jovem e coesa, provenientes de vários segmentos da hotelaria, e de várias unidades, com vontade de “fazer acontecer”. Com a vantagem de “termos este edifício, que é completamente disruptivo, muito contemporâneo” e que encontrou um espaço por preencher no Porto, uma oferta de lifestyle mais contemporâneo, bem no centro da cidade.

O hotel dispõe de 163 quartos, salas para eventos, restaurante, cocktail bar, piscina infinita. A decoração, cosmopolita, elegante e sofisticada, esteve a cargo da Broadway Malyan. A unidade hoteleira veste-se em tons rosa pastel e dourados champanhe, com apontamentos de azul petróleo, prestando assim homenagem ao rio Douro. Azulejos portugueses também surgem como apontamentos em alguns espaços interiores do hotel, que exibe ainda algumas obras de artistas internacionais portugueses.

Em termos de catering, o hotel conta como chefe executivo Duarte Batista, que é reconhecido “pela Portugalidade, pela autenticidade na cozinha, influenciado pelo mundo e pela contemporaneidade”, explica Ruben Reis da Silva. Duarte Batista o chefe responsável pelo restaurante, bem como pelos banquetes. O Renaissance Porto Lapa Hotel tem ainda um chefe de pastelaria, Ricardo Tiago, com uma equipa própria, “capaz de nos surpreender todos os dias”, regista o diretor de Marketing.

Em termos de mercados, os clientes de lazer são norte-americanos, mas também provenientes de Espanha, Reino Unido, França e Alemanha, bem como de Portugal.


Ruben Reis da Silva

Eventos: “Queremos ser a referência na cidade do Porto”

Em termos de salas de eventos e reuniões, Ruben Reis da Silva acredita que a oferta é diferenciadora. As facilidades do hotel permitem que o cliente MICE e corporativo tenha a oportunidade de fazer o bleasure (business+leisure). “Tem a reunião ou a convenção e acaba por prolongar [a estadia] um ou dois dias, conseguindo visitar a cidade praticamente a pé”, sublinha Ruben Reis da Silva.

Nestes meses de atividade, a unidade já recebeu lançamentos de carros, de produtos, equipas de futebol, entre vários outros eventos. A estratégia comercial, numa fase inicial, passou por uma grande interação junto dos DMC e PCO nacionais. A equipa comercial focou-se nos eventos que faziam sentido no hotel e que, em termos de capacidades, as expectativas dos clientes fossem cumpridas. Os eventos “são uma aposta de futuro” e “queremos ser a referência na cidade do Porto”, sublinha Ruben Reis da Silva, uma vez que o hotel permite uma grande convivência entre os segmentos de lazer e MICE. Os eventos sociais também vão ser trabalhados no próximo ano, “mas pessoas já começam a procurar-nos”, refere o responsável.

O hotel dispõe mais de 500 metros quadrados de espaços para eventos, bem como um terraço de 305 metros quadrados. O espaço interior está dividido em três salas com maiores dimensões e que podem estar interligadas. Todas dispõe de luz natural e de equipamentos audiovisuais “de última geração”, incluindo sistema de tradução simultânea, explica Ruben Reis da Silva. A sala A tem capacidade para 240 pessoas em teatro, a B para 110 pessoas também em teatro, enquanto que a C recebe também 240 pessoas. Todas estas ballrooms estão equipadas com tela de grandes dimensões, projetor full HD, sistema de som, microfones e LCD, detalha o responsável. Há ainda três salas de reunião, com 28 metros quadrados cada. Estes espaços são servidos por uma extensa área comum. A zona da entrada, que liga ao terraço exterior é ideal para recepção de convidados e cocktail de boas-vindas.

Está em fase de desenvolvimento um parque urbano, que contará com 1,7 hectares de espaço verde e que será “uma grande mais-valia” e que estará pronto no próximo ano, “o que vai tornar o hotel mais atractivo para eventos”, refere o diretor de Marketing.

Eventos com assinatura

O hotel procura estabelecer uma grande relação com o local onde está inserido, zona essa que está a passar por uma grande renovação. Para isso foi criada a figura dos navegadores, que procuram providenciar a melhor experiência ao cliente, de lazer ou eventos, também no que diz respeito à cidade, facultando roteiros ou sugestões tailor-made. O hotel organiza ainda eventos próprios para surpreender hóspedes e locais, trazendo a cidade e a comunidade para dentro de portas.

Em relação ao Natal “estamos a ser muito ambiciosos”, refere Ruben Reis da Silva. Houve um foco grande no acolhimento de eventos corporativos de Natal e, neste momento, o hotel está “fully booked”. Para isto muito contribuiu terem começado a trabalhar com muita antecedência, bem como o showcase de Natal que fizeram para as empresas da área dos eventos. “É muito difícil vender um serviço que ainda não foi apresentado, portanto esse showcase fez toda a diferença”, refere o responsável, uma vez que “as pessoas conseguiram ver todo o ambiente e envolvência, o serviço e requinte”. Haverá ainda a tradicional ceia de Natal o brunch natalício, no dia 25, mas as “fichas todas” estão a ser postas na passagem de ano. Está a ser preparada pelo MXM Center uma festa temática inspirada no Studio 54, a lendária discoteca de Nova Iorque, uma festa que será um “statement” e que dará o mote para os próximos anos.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação