TAP anuncia novas rotas e investimento estratégico no Porto

Notícias

14-01-2026

# tags: Aviação , TAP , Porto , Turismo , Viagens

A TAP Air Portugal anunciou várias medidas estratégicas que reforçam a operação a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

A TAP oferece, este inverno, 135 voos diretos por semana do Porto para o mundo, incluindo 13 voos semanais para quatro destinos intercontinentais: Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque e Luanda. A partir de 1 de julho, entram em operação novas rotas para a Terceira e para Praia (Cabo Verde), com três voos semanais, e, no próximo inverno, a ligação entre Porto e Boston deixa de ser sazonal, passando a operar todo o ano. Além disso, o Porto vai contar com voos diretos para Telavive, com quatro frequências semanais.

No plano estratégico para os próximos três anos, a TAP prevê ainda lançar outras novas rotas intercontinentais, que vão ser atempadamente anunciadas, e aumentar as frequências em várias rotas já existentes.

Paralelamente, a companhia vai investir na construção de um novo Hub de Manutenção e Engenharia no aeroporto do Porto, com capacidade para duas aeronaves A321 ou similares. Este projeto, previsto para estar concluído em 2028, representa um passo decisivo na estratégia de crescimento da TAP na região, permitindo internalizar grandes inspeções da frota, reduzir custos operacionais e criar cerca de 200 postos de trabalho altamente especializados.

“Este é um momento novo para a TAP e para o Norte de Portugal. Estamos a reforçar a nossa operação intercontinental e a investir em infraestrutura crítica, garantindo mais opções para os nossos clientes e mais oportunidades para a economia regional. A TAP está com Norte, como nunca esteve”, afirmou Luís Rodrigues, CEO da TAP Air Portugal, na sessão de apresentação das novas rotas e investimento da companhia no Porto.

Thierry Ligonnière, CEO da ANA – Aeroportos de Portugal, declarou que “a assinatura deste memorando com a TAP Air Portugal expressa o compromisso conjunto com o Norte e com o futuro do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reforçando a ligação do Porto ao mundo e apostando na manutenção aeronáutica do país. A ANA|VINCI Airports continuará empenhada com a qualidade de serviço com que o aeroporto nos tem distinguido e com investimentos estruturantes – como a remodelação da pista, num valor superior a 50 milhões de euros – que preparam o aeroporto e os nossos clientes para um futuro de maior conectividade e crescimento”.